Carregando... aguarde!

Inovação | Transportando saúde: Ônibus hemocentro

2015-02-100Redenção

homo.jpg

Inovação | Transportando saúde: Ônibus hemocentro

2015-02-10 0Redenção

Um veículo Marcopolo foi concebido para coletar sangue e facilitar as doações pelo Uruguai.

homoPor Andrea Ramos – Transporte Mundial
A Marcopolo fez a entrega da primeira unidade do “Hemobus” para o Hemocentro da Província de Maldonado, no Uruguai. O modelo Paradiso 1800 Double Decker, possui configuração especial com equipamentos e instrumentos médicos que o transformaram em unidade móvel de coleta, para atender doadores de sangue.

Segundo Oscar Romero, gerente de operações comerciais para o mercado externo da Marcopolo, a aquisição do veículo faz parte do esforço de governo uruguaio para superar as dificuldades enfrentadas na saúde pública, por intermédio do programa de Coleta de Sangue Itinerante. O Paradiso 1800 DD Hemobus foi desenvolvido para atender simultaneamente seis doadores. O piso inferior foi transformado em uma sala de triagem com mesa para recepcionista, sala de espera com dois sofás e acomodações para 12 pessoas, televisão e sanitário. O veículo possui chassi Volvo B12R e conta ainda com sistema de ar-condicionado e calefação.

No piso superior foram montados dois consultórios na parte traseira do veículo, sala de coletas de sangue composta por seis poltronas do tipo leito com monitores de televisão individuais para os doadores, bancada de trabalho com pia e sala de recuperação na parte dianteira, com sofás para oito pessoas, geladeira e monitor.

Outro diferencial do Paradiso Hemobus é que o bagageiro possui gerador de energia, tanques de água e de dejetos, e geladeiras para armazenagem e transporte do sangue.

“Para chamar a atenção da população das cidades visitadas, foram instalados sistema de som externo para informações aos doadores e dois monitores com imagens voltadas para fora do veículo. Este é um projeto inédito que trará benefício para todo o país”, finaliza Romero.

homos


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Este site foi desenvolvido por