No último domingo (28), a Redenção Turismo realizou a excursão para o famoso Brunch, no histórico Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Um dia muito especial para todos os que participaram – recheado de história, vida e amor ao próximo.
O Mosteiro de São Bento faz parte do roteiro histórico da cidade de São Paulo. Fundado pelo monge chamado Mauro Teixeira em 1598.
Com o passar do tempo, o mosteiro foi entrando em decadência. Mas a ação de um padre alemão alterou a história do local. Por iniciativa do abade Dom Miguel Kruse, em 1903 foi fundado o Colégio de São Bento. Cinco anos depois veio a Faculdade de Filosofia, a primeira do gênero no Brasil. Também partiu do alemão a ideia de demolir a igreja e o mosteiro da época colonial e erguer um maior. A partir do projeto neorromântico do arquiteto compatriota Richard Berndl, em 1910 começaram as obras da construção que levou 12 anos para ficar pronta e que se mantém de pé até hoje.
Hoje, o complexo abriga a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio e Faculdade de São Bento.
ARTE E FÉ
Quem entra no Mosteiro de São Bento encontra um espaço de silêncio que convida à oração por meio do belo e da arte. Cada detalhe do passeio é surpreendente. A Basílica é toda em estilo arquitetônico neorromântico e eclético germânico; a decoração interna é inspirada na Escola Beuronense, de autoria de Dom Adalbert Gresnigt; o conjunto escultórico sobre a capela-mor é de autoria de Anton Lang. Os sinos e o relógio foram instalados, em 1922, mesmo ano da dedicação da Basílica.
O PASSEIO
Ao chegar, fomos recepcionados com uma missa celebrada na Basílica, onde monges performam cantos gregorianos.
Após a cerimônia foi servido em um saguão, que remete às antigas salas de refeição, o tradicional Brunch (refeição que mistura café da manhã e almoço). Um menu personalizado com o nome de cada participante foi oferecido, com muito capricho, incluindo drink de boas vindas, entradas, saladas e pratos quentes divinos.
Após o Brunch, retornamos para a Basílica onde toda a história do local foi contada, com riqueza de detalhes e de maneira singular, por um dos residentes. Neste momento, tivemos oportunidade de conferir também a apresentação de músicas clássicas de Johann Sebastian Bach, em um magnífico órgão de 7 mil tubos.
E, você já imaginou viver essa experiência inesquecível que reúne gastronomia e cultura, em uma das construções mais antigas de São Paulo? Chame os amigos, familiares e junte-se a nós para a próxima visita que acontecerá no dia 23 de outubro.
📞 Reservas e Informações:
Heloísa (12) 98110-8245
Alex (11) 98354-8652
Iago (12) 99222-7225
Confira abaixo algumas fotos desse dia inesquecível.