Especial | Redenção lança sua nova campanha de endomarketing, a #EuRepresento
2017-04-20 EquipeEspecialmotoristasÔnibusRedençãotreinamento
Com o objetivo de qualificar o atendimento e a apresentação do serviço prestado, a campanha evidencia os valores da marca, bem como a imagem da empresa no mercado, destacando a importância do engajamento e da representatividade dos colaboradores em todo o processo.
A Redenção Turismo acaba de lançar sua mais nova campanha de endomarketing – ou marketing interno – e que tem um propósito bem especial: resgatar a paixão dos colaboradores pela marca e pela atividade que representam. A ideia da campanha, que surgiu do departamento de marketing em conjunto com o de Recursos Humanos, visa adquirir novas habilidades para a empresa em um mercado extremamente competitivo. Hoje, com uma vasta oferta de serviços e muitos players (concorrentes) atuantes, o grande diferencial está na apresentação do trabalho onde a dedicação de cada colaborador está engajada com as propostas e valores da marca. Mas, de que forma a marca quer ser vista no mercado? Quais os objetivos da empresa? São perguntas que muitas vezes não ficam claras dentro do ambiente corporativo, mesmo que o Departamento de Marketing trabalhe isso constantemente em suas peças e campanhas publicitárias. Desta forma, uma força tarefa começou a ser realizada para envolver os colaboradores e deixa-los alinhados com a questão.
Uma iniciativa dessas não é novidade na empresa. Há exatamente dois anos atrás, a Redenção já realizava outra grande campanha de endomarketing – a #SOMOS46 que, em comemoração aos 46 anos de existência da empresa, dizia da importância de cada colaborador e seu papel, fazendo que com a empresa chegasse até onde chegou. Foi um grande sucesso e, com certeza, a base o formato que garantiu a criação da #EuRepresento.
“ A campanha #EuRepresento evidencia a prática da boa postura no ambiente de trabalho, pois somos nós, pessoas, que representamos a marca” – explica o diretor de marketing Alex Cunha, idealizador da campanha. “É muito comum os colaboradores trazerem alguns vícios da vida pessoal para dentro do ambiente corporativo e isto acaba afetando o padrão de qualidade. Precisamos deixar claro que, no horário em que exercemos a função, representamos a empresa e os princípios dela. Para tanto, é preciso estarmos sempre conectados com o que a empresa é, e o que ela espera de nós. O departamento de marketing cria um ideal de empresa através do conteúdo que desenvolve, das peças de publicidade, da forma de atendimento e relacionamento, das parcerias, dos eventos que participa e, por fim da forma de apresentação final do serviço. Por isso é de extrema importância que todos estejam engajados, afinal cada um participa de parte do processo e irá apresentar sua atividade alinhada com a imagem proposta da marca” – finaliza.
Para que fosse possível este engajamento, a empresa levantou as principais questões relacionadas à conscientização coletiva da imagem, promovendo palestra, treinamentos, dinâmicas e iniciativas abordando temas como apresentação do profissional, correta utilização dos uniformes, educação com os passageiros e temas voltado à excelência no atendimento. Na oportunidade também foram desenvolvidos novos e modernos crachás – o ícone da representatividade.
Para ajudar a entender como a dinâmica da imagem corporativa funciona, a empresa convidou o SEST SENAT para a palestra de lançamento da campanha, apresentando um conteúdo de uma forma bem diferente. No lugar de uma apresentação técnica, um bate papo com a Psicóloga Milena Castilho, debatendo o assunto “comportamento”. A psicóloga aceitou o desafio de desenvolver em conjunto um tema até então muito específico e o qual não existia na grade de treinamentos da instituição. Após reuniões e um intercâmbio rico em conhecimento, ficou definido que uma forma mais descontraída e cheia de dinâmicas para apresentar algo que fosse além, e que de fato impactasse na vida do colaborador, seria o ideal para a ocasião. Com a temática “O Eu Pessoal e o Eu Profissional”, foram apresentados fatores que influenciam no comportamento humano e como isso se reflete no comportamento profissional. Os participantes foram convidados a realizar dinâmicas – muitas delas colocavam em questão a imagem que passamos ao próximo. A exemplo, uma delas fez com que o participante abrisse uma caixa e visualizasse o que havia dentro. A psicóloga perguntava se a pessoa havia gostado do que tinha visto. A caixa representava a empresa, e dentro dela havia um espelho. Foi um dos momentos mais marcantes.
Já o segundo dia de palestras, em parceria com a UNIPLAN Taubaté, os colaboradores tiveram uma verdadeira aula sobre Excelência em Atendimento ao Cliente e Fidelização com o professor Felipe Guerra.
Os colaboradores aproveitaram para levantar questões, dúvidas e darem sugestões sobre a atividade que exercem, muitos pontos positivos e negativos foram destacados.
Outra grande novidade é que alinhada com a proposta da campanha, surgiu o Fidelidade #EuRepresento. Um cartão pessoal, contendo a marcação de 5 estrelas, que será entregue ao colaborador que receber elogios dos clientes, após a realização do serviço. A cada elogio, uma estrela é preenchida e, ao completar 5 estrelas, o colaborador ganha um benefício estudado previamente pelo setor de RH, que vai desde bonificação de um dia de descanso até outros benefícios junto à parceiros da Redenção.
A Redenção espera realizar ao longo da Campanha #EuRepresento outras grandes palestras e iniciativas, com a certeza de que representam ações extremamente produtivas e engrandecedores para o colaborador e para a qualidade dos serviços da empresa.
Departamento de Marketing e Comunicação