Ônibus | Redenção se renova através da Arte.
2013-04-30 Redenção
Matéria revista Transporte Mundial – Abril
Todos os veículos que circulam por nossas ruas e estradas compõem as nossas paisagens. Em termos de design premiado e admirado pela maioria, os automóveis são imbatíveis e podemos dizer que os caminhões têm evoluído bastante com o desenho de suas cabines, porém, são poluídas pelos seus implementos que têm a funcionalidade como seu único foco. No caso ônibus, pode-se dizer que houve evolução também, porém, as suas formas retas e inevitáveis dificultam grandes inovações. Assim, cabem aos seus donos a criatividade em suas pinturas, pois tem em mãos uma gigante tela em branco. Apresentamos o trabalho da Redenção Turismo, tradicional no Vale do Paraíba, a qual transformou essa gigante tela em branco em uma verdadeira obra de arte.
Segundo o publicitário Alex Cunha, responsável pelo Marketing da Redenção, para a renovação da pintura dos ônibus da empresa, inicialmente, foram colhidas diversas sugestões do corpo diretivo, clientes, busólogos (apaixonados por ônibus) e até de designers que trabalham com a criação voltada ao mercado do transporte.
Porém, todas essas opiniões não trouxeram para a empresa a precisão almejada como a proposta pela agência de publicidade Verge Studio de Taubaté. “A ideia de convidar uma agência de publicidade para realizar este trabalho foi justamente a de fugir do convencional e dar um tom mais artístico”, explica Cunha.
“Para que tal criação fosse possível, um conjunto de informações sobre a empresa foi preciso, como a nossa história, o posicionamento no mercado e sociedade e a nossa tradição”, acrescenta o publicitário. A necessidade de se atualizar e colocar estampada na marca uma nova realidade, uma postura mais moderna e participativa da empresa perante o mercado foram outros fatores que incitaram a Redenção a tal mudança e foi assim que surgiu o viés artístico.
Como se trata de uma pintura composta pela paisagem de sol, montanhas e estradas, que faz referência a natureza da região onde nasceu a empresa e criou um verdadeiro ícone que a representa, o desafio era superar sem que perdesse estes elementos, mas que trouxesse modernidade e movimento. Segundo Alex Cunha, os profissionais envolvidos buscaram inspiração no movimento artístico do Cubismo do século XX, como Picasso, entre outros modernistas, como Tarsila do Amaral e Romero Britto, os quais empregam uma forma inusitada de representar a paisagem.
Dois novos modelos G7 Paradiso 1200 já foram entregues a empresa com a nova identidade e com o novo selo “desde 1969” comemorativo da empresa. Além de toda estética, os modelos já trazem os mais avançados recursos do mercado, entre eles sistema de internet WiFi a bordo, QR code e apoio para descanso das pernas.