A vontade de manter viva a história e registrar os acontecimentos sempre foi um dom do ser humano. Através desse artifício conseguimos evoluir, aprendendo com os fatos e muitas vezes com os erros que cometemos. Assim caminha a humanidade que, ao reconhecer o valor da história, caminha para o sucesso do futuro almejado. Talvez seja esta a fórmula que muitos países de primeiro mundo dispõem para garantir aos seus habitantes uma evolução justa, pautada no respeito ao cidadão, que tem por trás suas conquistas e méritos.
Em meio a este universo de conquistas geradas numa linha do tempo, surge a tradição.
A tradição é algo que, podemos dizer, simplesmente acontece. É uma sequência de histórias que, ao certo, foram bem realizadas e por isso foram lembradas. Quando paramos para refletir o que esperamos de nossas vidas ou de nossa empresa rapidamente fazemos um apanhado de lembranças, que nos remete ao passado, ao tradicional.
Ao longo de sua trajetória, a Redenção se consolidou com uma história de sucesso. Não foi fácil chegar até os dias atuais, principalmente preservando o status de uma empresa idônea e justa, onde o foco sempre esteve na prestação de um serviço de qualidade, no respeito ao cliente, ao mercado, aos seus colaboradores, parceiros e concorrentes. Quando olhamos a história em um todo, observamos que alguns ingredientes foram fundamentais nesta jornada: o carinho e o amor pela atividade, pois através deles as inúmeras dificuldades enfrentadas foram superadas. Dessa forma, a empresa foi angariando admiradores, formando assim uma linha do tempo, construindo a marca tal como ela é.
A marca da Redenção sempre esteve nos comentários de grandes admiradores, apreciadores e entendidos do universo ônibus – eis aqui o que é conhecido como busologia.
Você sabe o que é um busólogo?
Busologia é o termo utilizado para designar a atividade, geralmente praticada como hobby, do estudo do ônibus e dos assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistemas de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de veículos, motores e carrocerias, portanto um busólogo estuda e se interessa pelo universo do ônibus.
Em meados dos anos 2000, um grupo de jovens apaixonados por ônibus ainda pouco reconhecidos por empresários dos transportes, buscavam inspiração nas máquinas que essas empresas possuíam – muitas vezes chegavam nas garagens dos ônibus na expectativa de ingressarem no pátio e poder tirar fotos daquelas maravilhas sobre rodas, porém poucas empresas os valorizavam e os recebiam – talvez por não compreenderem a emoção embarcada nesse movimento. Um belo dia, ao chegarem na garagem da Redenção Turismo em São Paulo, foram recebidos pelo então gerente na época – Antônio C. Kaio Castro, que de uma forma ímpar e carinhosa, os acolheu.
A relação com esses jovens foi sendo construída e, cada vez mais a Redenção se tornava o centro de um encontro e do reconhecimento da paixão por ônibus.
Em um dado momento, resolveram criar uma exposição, reunindo aficionados do Brasil inteiro, chamada de BUS BRASIL FEST – o palco desse encontro, o grande espaço de estacionamento da garagem da filial São Paulo da Redenção. O evento foi um sucesso e atraiu dezenas de outros admiradores, até então anônimos e que aos poucos iam se tornando conhecidos. Da primeira edição surgiram tantas outras e a ideia foi se espalhando para todo o Brasil – uma delas, criada pelo próprio Kaio, a ExpÔnibus “Viver, Ver e Rever” faz o resgate de ônibus antigos e modernos. Ela se consolidou como um dos eventos do calendário Turístico do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº 14.434 de 4 de Maio de 2011). Todo esse movimento teve participação da Redenção nos bastidores, como a criação do Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, em 30 de Novembro de 2005 – alcançando outra conquista na Lei nº 14.145 de 16 de Junho de 2010, “Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus” comemorado anualmente, em 30 de Novembro.
Todo esse movimento vai ao encontro da identidade da empresa, da presença histórica da marca, do envolvimento social e cultural. Hoje, acompanhando de perto todos os passos do universo ônibus junto a esses empreendedores, temos nosso perfil ativo nas redes sociais Facebook e Instagram, além de nosso Fã Clube o qual recebe muitas postagens de veículos antigos, novos, recordações e muita história é compartilhada.
Acompanhe de perto nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/redencao.turismo
http://www.instagram.com/redencaoturismo