Muitas vezes não percebemos o tempo que ficamos dirigindo no trânsito, e nem consideramos o mal que ele pode causar na nossa saúde. O assunto é sério e passa despercebido pela maior parte da população. Um estudo da USP (Universidade de São Paulo), chamado “Inquérito de Saúde”, teve como objetivo relacionar o tempo parado no deslocamento diário com problemas de saúde. O resultado mostrou que quanto mais se fica parado maior a chance de problemas de saúde surgirem. Confira quais os riscos podem causar!
Estresse
Um mal invisível que faz qualquer pessoa mudar de humor de uma hora para outra. É muito fácil notar como o trânsito estressa as pessoas. Basta lembrar o número de xingamentos que falamos ou pensamos quando nos deparamos com uma maré de carros. Antes fosse somente pela irritabilidade, mas o estresse afeta nossa saúde de outras formas. Ele é responsável por problemas de insônia e de produtividade no trabalho.
Dores musculares
Ficar horas na mesma posição sem poder se alongar, ou ainda, em uma posição desconfortável com certeza trará dores musculares. As áreas que são mais afetadas são geralmente as costas. Além da má postura, o estresse, mencionado no item anterior, também é responsável por dores nos ombros e pescoço.
Poluição
Cidades grandes são barulhentas por “natureza”, mas quando estamos dirigindo no trânsito estamos expostos a essa poluição sonora por muito tempo. A única saída é andar com os vidros fechados. Já a poluição atmosférica é mais difícil de escapar e pode causar problemas pulmonares. É comum ver pessoas com problemas respiratórios por causa da poluição, problemas como rinite, bronquite e asma. Não é à toa, todos os veículos emitindo seus poluentes e nós à deriva no meio de todos os carros.
Má alimentação
Às vezes temos a percepção, por causa da fadiga que é dirigir, que fizemos muita coisa e gastamos muita energia. Isso não é verdade, dirigir no trânsito é cansativo e pouco ajuda o seu corpo a se manter saudável. É comum ouvirmos falar que nas grandes cidades que ninguém tem tempo para nada, é sempre uma correria. Pois bem, muito se deve ao deslocamento que todos têm que fazer todos os dias, e por causa dessa correria, muitas pessoas acabam não se alimentando corretamente.
Acidentes de trânsito
Muitas vezes utilizamos o tempo parado no trânsito para pensar e resolver outras coisas da vida, ou seja, ficamos menos atentos. Essa redução de atenção, colabora com o aumento de acidentes. Pois imagine que não é só você, são inúmeras pessoas com essa prática. Um outro problema similar é a violência urbana. Cada dia que passa os números pioram e quando estamos parados no trânsito e desatentos estamos mais propensos a sermos uma vítima desse problema social.
Qual é a saída?
Trocar o carro pelo serviço de transporte alternativo, como o fretado, é uma ótima alternativa para evitar estes tipos de problemas. Lembrando que é preciso conciliar todos os pontos para ter uma vida saudável e sustentável.
Fonte*: Fretadão